sábado, 9 de julho de 2011

Materiais de Apoio à Educação Especial

Emuladores de rato – Têm registado maiores avanços tecnológicos. Desde os capacetes com apontador (altamente exclusivos), passando pelos ratos de cabeça (head way), até às micro-câmaras capazes de seguir os movimentos de cabeça (head tracker), ou mesmo da íris, já se fez um percurso enorme. Os ratos actuais são completamente inclusivos, existindo mesmo jogos que funcionam utilizando a mesma tecnologia, em vez do rato tradicional.

Teclados virtuais – Estão associados a técnicas de varrimento, possibilitam o controlo total de um computador através de um simples computador. Quando aliados a um preditor de palavras, como são o caso do Eugénio, a tarefa de escrever torna-se fácil, mesmo utilizando um único computador.
Um preditor de palavras pode ter dois objectivos: O Eugénio analisa a vizinhança do cursor e sugere um número configurável de palavras que, na sua opinião, são mais relevantes no contexto. Este agente foi concebido para acelerar o processo de escrita a pessoas com limitações motoras. Caso o predito de palavras esteja a ser usado para acelerar a escrita, quando a palavra pretendida surgir na lista de palavras preditas, o utilizador pode completar a palavra automaticamente.
O Eugénio, além de ser um teclado virtual configurável para utilizar diferentes formas de varrimento, possui também a facilidade de leitura quando utilizado em conjunto com um sintetizador de fala compatível com a interface SAPI4.



Teclado de Conceitos – Periférico de entrada que funciona como alternativa ao teclado convencional ou em conjunção com ele e/ou rato. É também uma alternativa à forma tradicional de inserir informação no computador, substituindo em muitos casos com vantagem, o teclado e/ou rato, tornando-se extremamente úteis para crianças mais novas e para aprendizes com necessidades educativas especiais, facilitando e promovendo a aprendizagem, a interacção, a discussão e a descoberta, através do duplo afeito visual de ecrã e das lâminas do teclado. Estas lâminas podem ser elaboradas pelo professor ou educador, de acordo com o tema e o programa que está a ser explorado, recorrendo a caracteres alfanuméricos, símbolos ideográficos ou ícones.

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