sábado, 9 de julho de 2011

Softwares Educativos

Os programas a seguir apresentados são direccionados para profissionais de educação especial, bem como pais e educadores em geral.

Hagáquê
É um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Trata-se de um editor de histórias em banda desenhada, composto por um conjunto de imagens com os diversos componentes para a construção de uma banda desenhada (cenário, personagens, etc) e vários recursos de edição dessas imagens. A presença do som é encarada como um enriquecimento da Banda Desenhada criada no computador.


CobPaint
Programa de desenho simples, destinado a crianças com necessidades educativas especiais que não são capazes de utilizar o Paint ou outros softwares de desenho.
É constituído por um interface, botões de grande dimensão e um estojo de ferramentas básicas onde constam três lápis, dois baldes de cores, uma borracha e cinco cores opcionais.
O programa tem a função de guardar automaticamente as imagens na pasta do programa (cobpaint), sem existir a necessidade de o utilizador atribuir um nome ao documento.

Globus
Programa que realiza a representação gráfica no ecrã da voz emitida num microfone. Útil para estimular a fala.



Text Alound
Programa que permite sintetizar e gravar a fala a partir do texto. Pode ser utilizado como auxiliar de leitura de textos, correio electónico, páginas web, livros em formato digital. Destina-se a pessoas com deficiência visual, mental ou dislexia. Pode também ser utilizado como ferramenta de comunicação aumentativa, por parte de pessoas com dificuldades de comunicação verbal.

Falador           
Programa que lê os textos em português e apresenta, simultaneamente no ecrã, a imagem dos lábios a movimentarem-se. Pode ser utilizado para estimular a aprendizagem da escrita e da fala.

Língua Gestual
Língua através da qual parte da comunidade surda em Portugal comunica entre si.

Imagina
Integra a nova geração de linguagem logo. Tem como principais funções a possibilidade de realização de desenhos e animações, o desenvolvimento de aplicações para a internet, a composição e exploração de peças musicais, a utilização de um sintetizador de voz, a criação de aplicações multimédia em formato EXE.
Destina-se a estudantes, professores, programadores e investigadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário